quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Um brinde ao sucesso



O Anuário Guia Meu Bebê está sendo grande sucesso por onde passa, com boa aceitação do público materno e dos demais profissionais. Nós da Editora Guia estamos muito felizes com o resultado positivo que superou as nossas expectativas. Queremos agradecer aos nossos colaboradores, parceiros e profissionais que fizeram parte da elaboração do Anuário Guia Meu Bebê. Sem vocês, o êxito da nossa revista não seria o mesmo. Vocês acreditaram e apostaram no nosso projeto que hoje virou realidade. Nós desejamos a todos um Feliz Natal e que 2012 seja um ano cheio de realizações, sucesso e saúde. Felicidades!

Refluxo: saiba como identificar e tratar



O refluxo nos bebês é comum e fisiológico, pode ser notado desde o nascimento. Um dos principais problemas que os pais de primeira viagem mais temem é a questão do refluxo (volta de líquidos/alimentos do estômago para a boca) em bebês, principalmente nos primeiros meses. Ele corre o risco de engasgar e o leite pode ser aspirado e ir às vias respiratórias. O esfíncter, uma válvula entre o esôfago e o estômago, não consegue impedir com eficiência que o alimento volte. Os movimentos de contração que empurram o leite para o caminho certo também não são tão eficientes. Em alguns casos, o refluxo fisiológico acontece sem o regurgito e pode até ser confundir com a cólica.
Tanto bebês que mamam no peito quanto bebês que tomam fórmula em pó podem regurgitar ou ter refluxo. Você deve conversar com o pediatra sobre as regurgitações, caso o seu bebê pareça não estar ganhando peso, se chorar muito sempre depois de mamar, se vomitar com muita freqüência, se começar a ter muita tosse e se ficar irritado, curvando-se para trás depois que mama. A criança é tratada somente quando o refluxo realmente atrapalha sua vida. Existem bebês que regurgitam mais que os outros, mas não têm nenhum outro desconforto e se desenvolvem normalmente. Neste caso, o tratamento não é necessário. Em situações mais graves, o pediatra pode receitar antiácidos, medicamentos anti-refluxo, produtos para engrossar um pouco o leite ou fórmulas anti-refluxo já preparadas. Use esse tipo de tratamento somente sob a orientação do médico. Pode ser que o médico prefira encaminhar o bebê para um gastroenterologista, que possa prescrever outros tipos de medicamentos.
 Grande parte dos bebês se cura naturalmente do refluxo com até um ano de idade, à medida que o músculo do esfíncter se fortalece. Acima de 2 anos, a criança reclama de dor abdominal e queimação, vomita e pode ter sintomas respiratórios, como a rinite, a rouquidão e a otite. Para evitar os riscos de refluxo em seu filho, é importante seguir algumas regras:

  •          Não deitar o bebê sem antes fazê-lo arrotar após a mamada;
  •      Se for trocar a fralda, faça isso antes da mamada ou espere que a digestão se complete para fazê-lo. Agitar o bebê, seja trocando-o, brincando ou passeando com ele após a refeição, faz com que o risco de o leite voltar do estômago para o esôfago aumente; 
  •          Estômago muito cheio é sinônimo de refluxo, já que o esfíncter ainda não funciona tão bem. A dica é fracionar a dieta, ou seja, oferecer menor quantidade de leite e distribuir a cota diária ao longo do dia, em várias pequenas refeições;
  •        Na hora da mamada, coloque o bebê em posição mais vertical. Assim a possibilidade de o alimento voltar é bem menor do que seria se você o mantivesse deitado;
  •       Incline o berço num ângulo de 30 graus, com o bebê deitado do lado esquerdo. A mudança favorece o deslocamento da bolha gástrica do estômago para perto do esôfago. Dessa forma, faz-se uma barreira de ar que dificulta o refluxo. São medidas simples que podem garantir um sono tranqüilo;
  •   Para bebês que se alimentam de fórmula, esta pode ser engrossada, já que o peso do cereal adicionado à fórmula ajuda o alimento a ficar mais tempo no estômago;
  •        Chupar chupeta aumenta a produção de saliva, e como esta é alcalina, ajudará a neutralizar o ácido no estômago;
  • Evite roupas justas, principalmente as peças que apertam na cintura não são aconselhadas para bebês que sofrem de refluxo.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Planejando o primeiro aniversário do bebê


Seu filho ainda nem nasceu e você já está planejando a festa de aniversário dele? Calma, não se sinta um alienígena por isso, a maioria das mães age assim.
O primeiro aniversário tem que ser perfeito: a decoração mais linda, as melhores comidas, o bolo mais gostoso, animação, filmagem, fotos, lembrancinhas, buffet, tudo do bom e do melhor para fazer a alegria do pequeno e dos papais.
São meses de pesquisas, dúvidas, degustações até que se decida e se feche contrato. Uma boa dica é conversar com mães que já passaram por essa experiência. Com certeza elas irão compartilhar o que foi bom e ruim para que você não cometa os mesmos erros.
Depois de tudo planejado e pago, é momento de relaxar e esperar o grande dia. Afinal, o dia é do seu filho, mas os pais também aproveitam e muito.
Você que está planejando e você que já fez a festa de 1 aninho do seu filho, compartilhe conosco suas experiências. 

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Crianças em casamentos, será que dá certo?




Será que dá pra convidar crianças para a nossa festa de casamento? Esta é uma dúvida que, com certeza deve povoar os pensamentos dos casais. Para tê-las nas comemorações é preciso tomar alguns cuidados para garantir o bom funcionamento da festa e para que os pais fiquem mais tranquilos. 
Caso os noivos escolham que as crianças podem fazer parte da festa, é preciso ter idéias criativas para fazer com que esses pequenos convidados se divirtam e não comprometam a ordem da comemoração. Animadores ou playgrounds para as crianças maiores, berçários e espaço para os bebês dormirem são boas opções. O cardápio da garotada também precisa ser diferenciado, já que em festas de casamentos o menu é mais requintado. É uma boa pedida ter coxinha, cachorro-quente, mini pizza, brigadeiro e refrigerante.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Sai mais uma edição do Guia de Festas

Amanhã sai o tão esperado Guia de Festas, com os profissionais de eventos mais requisitados da nossa cidade. O intuito do nosso guia é ajudar os noivinhos nesse momento tão corrido e delicado de suas vidas, que é a organização do casamento. Por isso, não deixem de conferir.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O Anuário Guia Meu Bebê chegou!!!!!!!

Gente, hoje chegou o Anuário Guia Meu Bebê bem quentinho aqui na editora. Tão lindo! Cheio de informações para as mulheres que já são mamães e para aquelas que estão à espera dos seus tão amados filhos. Uma revista completa, com matérias de saúde, comportamento, educação, beleza, além de editoriais de moda infantil e moda gestante, de lembrancinhas, bolsas de bebês e decoração. Não deixe de conferir. Próxima semana já estará em todas as bancas!!!!


Editora Guia lança blog

Já não bastava mais somente orkut, facebook e twitter. É com muito prazer que nós da Editora Guia criamos este blog para você, leitor, encher-se com informações, entretenimento, dicas e muito mais. Trazemos para você as novidades nos mundos: materno-infantil, festas infantis e casamento. Sempre com muita dedicação e em contato com os melhores e mais renomados profissionais de Fortaleza. Entre e confira, deixe sugestões, mande suas dúvidas ou críticas. Nós estaremos sempre dispostos a ajudar.  

Sucesso!!!